segunda-feira, 8 de maio de 2023

O que eu esperava quando entrei no serviço público e agora

Como mencionei em minha apresentação, sou um servidor público.

No início da minha carreira no serviço público, estava extremamente empolgado. Meu desejo era ser amigo de todos e trazer novas ideias para o ambiente de trabalho, a fim de oxigená-lo, sabe?

Você já se sentiu assim antes? Eu trabalhava muito e buscava constantemente me desenvolver profissionalmente.

Entretanto, com o passar do tempo, acabei me tornando completamente acomodado. As novas ideias que eu queria compartilhar com as pessoas não despertavam interesse. Confesso que tenho uma parcela de culpa nisso, pois talvez não soubesse apresentar e defender meus pontos de vista de maneira adequada.

Gradativamente, fui perdendo o encanto tanto pelo trabalho quanto pelo ambiente. Infelizmente, a grande maioria das pessoas ao meu redor é medíocre. Até me pergunto às vezes como elas conseguiram passar na prova do concurso. Demorei a admitir que estou em um "ambiente tóxico", uma vez que sempre odiei esses termos da moda, mas, neste caso, é a descrição perfeita. Enfim, estou em um lugar no qual sinto que não pertenço.

Esse ambiente tem um efeito extremamente prejudicial em mim. É uma fonte constante de fofocas, mentiras, murmurações, injúrias, calúnias e outros comportamentos negativos que afetam minha paz de espírito.

No entanto, por mais difícil que seja, agora preciso do dinheiro. Tenho consciência de que estou entre os 5% dos brasileiros que ganham bem e que muitos me matariam para estar no meu lugar. Tento ser grato e buscar desenvolver minha resiliência, mas confesso que cada dia é uma batalha.

Na verdade, preferiria ficar em casa a ter que ver essas pessoas todos os dias pelo resto da minha vida. O ambiente em que trabalho é extremamente deprimente e desmotivador.

Por isso estou aqui neste blog, para encontrar uma forma de sair dessa corrida de ratos depressivos e mediocres.

6 comentários:

  1. Boa noite QSRR! Tudo bom? Cara, acho que todos nós passamos por essas todas fases no trabalho público... Começamos querendo mudar o mundo e depois focamos apenas em fazer o correto e receber o salário no fim do mês...Até me sinto um privilegiado por apesar de estar cansado do ambiente de trabalho, ineficiências e politicagens ainda no fundo gosto do que faço e ainda tenho momentos (cada vez mais raros) que sinto que meu dia valeu a pena, mas infelizmente sinto exatamente o mesmo que você falou sobre acabarmos nos acomodando...Estou há 15 anos no eu trabalho e se você olhar meu currículo, com poucas exceções, é todo formado por cursos e experiências obtidas antes de entrar no sistema público...Eu não tenho qualquer vantagem financeira em buscar melhorar meu currículo e por isso acabo ficando parado fazendo a mesma coisa o tempo todo... É meio triste mas me abraço ao que você disse de que ganho bem para isso. A forma que consegui melhorar esse sentimento é focando mais na minha vida fora do trabalho do que dentro. Usando o dinheiro recebido pra fazer coisas que eu realmente gosto muito - viajar. Pode ser uma forma de extravasar um pouco esse sentimento. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário VVI. Realmente tento tocar atividades paralelas que gosto, seja esportes ou pequenos projetos para tentar ganhar um extra. E no trabalho temos que relevar muita coisa, fazer de bobos e ir tocando assim mesmo. Graças a Deus pelo menos ganho bem e tento sempre pensar que é esse dinheiro que sustenta minha família. Mesmo acomodados precisamos tentar fazer algo útil em cada dia, para não entrarmos em uma espécie de tristeza depressiva. Abraços!

      Excluir
  2. É possível se sentir mal assim em qualquer emprego, público ou privado. Na inciativa privada também tem gente acomodada, medíocre, etc. Também tem promoções injustas, demissões injustas, favorecimentos, panelinhas, acho que essas coisas são inerentes ao ser humano.
    Siga o Conselho do VVI, acima: foque mais na vida fora do trabalho.
    No trabalho, procure fazer o seu melhor, e tente não se incomodar se os outros não fazem nada ou se fazem menos do que deveriam. Eu sei que falar é fácil, mas é preciso tentar de alguma forma superar as frustrações do trabalho.

    Você é servidor público de qual poder? Trabalha com que tipo de atividade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mago. Sim, você tem toda razão, apesar que no serviço público há umas diferenças, pois nos acomodamos mais rápido.

      Sou servidor de TI do judiciário

      Excluir
  3. Olá! É o que eu falo para as pessoas, o foco deve ser a vida fora do trabalho, no trabalho é só minimizar o estresse.
    No trabalho não tem como escolher as pessoas do seu círculo, fora do trabalho tem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. No trabalho temos que buscar muita paciência e jogo de cintura para lidar com as pessoas. Fora do trabalho provavelmente não escolheríamos a maior parte dessas pessoas para nosso convívio.

      Abraços!

      Excluir