quinta-feira, 20 de julho de 2023

Ganhar, gastar, se privar, guardar...

 Estou um pouco desanimado de postar aqui, pois o Blogger/Google simplesmente não aceitaram monetizar meu blog (talvez porque é novo e com pouco conteúdo? Talvez, mas qual o problema?)

De toda forma, resolvi escrever este post com base em um comentário que recebi. No post eu falava como precisava gastar menos com comida e supermercado e recebi esse comentário:

Acho que esse tipo de economia não faz sentido, na verdade o nome para isso é privação.

Você está se privando de algo que você gosta para tentar usufruir depois de velho.

Acho interessante fazer outros tipos de economia, em comida não faço nenhum tipo de economia.

Abraços!


Deixe eu te contar um segredo: essa história de gastar e guardar dinheiro é um dilema que muita gente enfrenta! Eu mesmo já me peguei nessa situação várias vezes. Parece que queremos ter o melhor dos dois mundos, né? Queremos aproveitar o presente, mas também pensamos no futuro.

Sabe, essa tal de "privação" é uma palavra que vive rondando nossas mentes quando tentamos equilibrar nossas finanças. Às vezes, parece que estamos nos privando de coisas que adoramos só para tentar guardar tudo para usar lá na frente, quando já estivermos mais velhos e aposentados. Então me pego pensando: será que vale a pena se negar algumas alegrias do presente só por causa de um futuro que ainda nem chegou? E se eu morrer no meio do caminho?

O autor do comentário tem toda razão. E estou tentando aprender a balancear isso tudo. Às vezes, me dou um agrado e gasto com alguma coisa que desejo, porque, afinal, a vida é curta e merece ser aproveitada. E claro, ainda reservo uma parte do que ganho para garantir minha independência financeira.

É importante se planejar e guardar uma grana para emergências e para o futuro, mas também precisamos viver o agora. Afinal, é agora que construímos as memórias que vão nos acompanhar ao longo da vida.

É isso meus amigos, deixe seu comentário sobre sua experiência no assunto e até mais.

2 comentários:

  1. E uma dilema , entre usufruir com dificuldade hoje ou, com folga lá na frente,, tudo começa com essa "privação".. tenha em mente seus objetivos e busque alcançados.. na e questão de deixar de comer bem.. e sim procurar alternativas para isso...e se importar com oque as pessoas dizem na ajuda nessa caminhada...fique firme abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Aspirante! Sim, é isso! Um dilema!

      Excluir