quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Sobre parar de trabalhar


Sofia Vergara. Musa milf do blog

Estava pensando hoje sobre a questão de parar de trabalhar e o FIRE (Independência financeira e aposentadoria antecipada).

Muitos que vemos que atinguem o FIRE e se "aposentam" não param exatamente de trabalhar, apenas mudam de trabalho ou passam a trabalhar com mais leveza e equilíbrio ou mudam de área, ou por fim passam a exercer atividades não remuneradas.

E, de fato, penso que "parar de trabalhar" pra sempre, ou seja, não ter nenhum tipo de atividade não seja uma coisa 100% positiva.

Quais são meus argumentos?

O trabalho é essencial para o desenvolvimento pessoal, a dignidade e a realização pessoal. Podemos exercer e expressar nossa individualidade, criar valor e contribuir para a sociedade. Parar de trabalhar pode levar ao ostracismo, pois por meio do trabalho podemos nos desenvolver, aprender coisas novas, criar metas, exercer nossa criatividade. 

Enfim, a falta de trabalho pode levar a um vazio existencial e à perda de propósito na vida. Qualquer tipo de trabalho, desde o mais básico até o mais nobre, pode ser uma forma de servir ao próximo e crescer pessoalmente. 

A rotina diária, muitas vezes ditada pelo trabalho, proporciona estrutura e propósito, elementos cruciais para a saúde mental. Além disso, o trabalho muitas vezes implica interações sociais. A falta dessas interações pode levar ao isolamento, prejudicando a saúde emocional.

Por isso vejo que o mais saudável para quem atinge o FIRE é realmente encontrar trabalhos mais equilibrados e com mais propósito, mesmo que seja não remunerado e voluntário, ao invés de simplesmente "parar de trabalhar".

4 comentários:

  1. Sem dúvida. Quando paramos completamente, a saúde só deteriora. O ideal é parar de trabalhar por dinheiro, e passar a trabalhar de forma mais leve, com menos estresse, em coisas que se goste de fazer e que nos sejam agradáveis. Uma boa maneira de aproveitar a TF ou o FIRE é fazer trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  2. Quando estamos numa rotina de trabalho/vida igual por muito tempo, temos muitas vezes a impressão que se pararmos vai ser ruim, chato etc.
    Vinha trabalhando desde março de 2022 sem férias, e as férias que tirei em 2022 forma 15 ou 20 dias nem lembro direito. Em julho de 2023 saí por 20 dias de férias, a idéia inicial era tirar 30 dias, mas como a viagem que pretendia fazer não deu certo, saí 20 dias só pra sair da rotina.
    No começo a gente até estranha não fazer a mesma coisa todo dia, poucos dias depois nem lembrava que meu emprego existia.
    A verdade é que a gente fica robotizado, e olha que sou um cara que sempre se deu bem com rotinas e rotinas simples. Tenho como você entre 35-40 anos e sou também funcionário público e não penso em me aposentar nisso.
    Na verdade já estou no meu emprego a mais tempo que eu imaginaria quando entre e nem sei mais ao certo se isso é bom ou ruim.
    As vezes fico com um misto de resignação e desânimo quando vejo outros servidores na caso dos 30 anos já pensando em se aposentar nos seus empregos, mas cada um com seus problemas.
    Meu emprego não é ruim, não ganho tão pouco, mas também não é tão bom e nem ganho tão bem. Já pensei várias vezes ao longo da minha trajetória aqui em sair, fazer outra coisa, mas constato que também de certa forma estou numa zona de conforto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Realmente entrar em uma zona de conforto, ainda mais no serviço público, é muito, muito fácil. Eu mesmo posso dizer que estou em uma zona de conforto e também sou "escravo das minhas rotinas". Usei o termo escravo, mas sou muito adepto das rotinas, mas como você disse vamos ficando cansados e robotizados. Eu fico com a mente bem cansada após alguns meses fazendo a mesma coisa. Isso é normal e humano, por isso mesmo as férias são importantes. Eu sinceramente penso que em um mundo ideal e mais saudável as férias seriam até maiores do que 30 dias e a carga horária seria menos do que as tradicionais 40 horas semanais, por que não? A mente e o corpo precisam de descanso e lazer também, isso é essencial para podermos trabalhar melhor, com mais propósito e servir melhor às pessoas a nossa volta. Por fim, o que tenho feito para lidar com minhas frustrações - e você parece ter frustrações parecidas - é ter outros trabalhos paralelos e também atividades físicas. Abraços!

      Excluir