sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Descanso, férias e trabalho


Sofia Vergara. Musa milf do Blog.

Equilibrar trabalho e lazer é um desafio que atinge a todos nós, especialmente quando estamos imersos na rotina do serviço público. É tão fácil cair na armadilha da rotina diária, seguir a maré até nos sentirmos esgotados e como se estivéssemos nos tornando robôs. Aposto que você já se viu nesse cenário, não é mesmo? 

É por isso que as férias não são meramente uma pausa para relaxar, mas uma necessidade humana para voltarmos depois à mesma rotina com mais ânimo, saúde e propósito. E acredito que se pudéssemos desfrutar de mais do que míseros 30 dias de folga e até mesmo encurtar um pouco aquelas tradicionais 40 horas semanais toda a sociedade seria melhor. Tanto nossa mente quanto nosso corpo precisam de descanso para podermos voltar ao trabalho com a mente descansada.

Falando nisso, a abordagem tenho utilizado para o cansaço e as frustrações do cotidiano é investir em trabalhos paralelos e ter horários para atividades físicas. Justamente porque o lazer e os hobbies espairecem a mente. 

Além disso, ao abraçar momentos de lazer e introspecção, podemos também descobrir formas de tornar nosso trabalho mais significativo e eficaz. A sensação de propósito é frequentemente reacendida quando temos a chance de nos distanciar do cenário cotidiano e contemplar a imagem maior de nossas vidas. Podemos fazer isso facilmente em viagens, por exemplo. Nestes momentos de descanso e relaxamento pode valer a pena pensar nas grandes questões da vida, como: Qual o meu propósito? Qual a minha missão na vida? Quais são os meus valores? Em que posso ser melhor? O que posso fazer para ter uma vida mais significativa? Como posso servir e amar mais?

Portanto, a importância do lazer e das férias transcende a mera busca pelo prazer momentâneo. Elas são elementos essenciais para preservar nosso bem-estar, visualizar o todo de nossa vida e assegurar que continuemos a servir de maneira saudável não apenas a nós mesmos, mas também às pessoas ao nosso redor, de maneira cada vez mais significativa. Encontrar esse equilíbrio entre o trabalho e o lazer é um desafio, mas é algo que vale a pena para colhermos os frutos de uma vida plena.

4 comentários:

  1. Concordo contigo! Acredito que a sociedade deveria começar a avaliar uma carga horária semanal menor, podíamos fazer o teste com 35 horas e ver no que ia dar. Iriámos ter inúmeros benefícios, inclusive as pessoas teriam tempo livre para pensar em inovações.
    Mas por mais que a eficiência aumente por meio de ferramentas, parece que o ser humano ama uma burocracia e sempre arruma uma maneira de manter a mesma carga de trabalho.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, concursei tardio! Existe uma iniciativa aí de uma organização que se chama "4 Day Week". A ideia é incentivar empresas a utilizarem essa jornada de 4 dias na semana e fazer pesquisas e estatísticas com quem topar o experimento. A ideia é ter a mesma produtividade com essa nova jornada mas ter mais qualidade de vida e saúde mental. Será que vai dar certo? rsrs.

      Excluir
    2. zero chance de alguma empresa grande adotar essa ideia.

      Excluir
    3. trabalho remoto já chega perto disso

      sobre rotina, o melhor livro que li foi “quanto menos melhor” do babauta
      sinmples e objetivo e traz conteudo
      claro depois de ler, cada um tem q fazer o dever de casa e ir melhorando

      abs!

      Excluir