sexta-feira, 25 de agosto de 2023

The Company Men / A Grande Virada

Recentemente vi o filme "The Company Men". Fiquei interessando em ver este filme por causa de algum ensinamento que eu poderia ter sobre trabalho e finanças. Achei o filme bem interessante e resolver escrever alguns pensamentos que tive.


Certamente, "The Company Men" (traduzido no Brasil como "A Grande Virada") oferece várias lições e reflexões sobre questões relacionadas ao trabalho, finanças e vida profissional. Aqui estão alguns aprendizados que podemos tirar do filme:

Necessidade de Reserva Financeira: Muitos dos personagens enfrentam dificuldades após perderem seus empregos burocráticos com altos salários e por não terem uma reserva adequada para sustentar seus estilos de vida enquanto procuram por novas oportunidades sofreram uma queda grande de qualidade de vida. O protagonista começa a vender seus passivos como carros, casa e até o XBox do filho quando se vê em dificuldades financeiras.

Diversificação de Fontes de Renda: O protagonista, interpretado por Ben Affleck, enfrenta desafios e problemas quando perde sua única fonte de renda. Isso ressalta a necessidade de considerar múltiplas fontes de renda, como investir em empreendimentos paralelos ou criar fontes de renda passiva. A mulher do protagonista começa a ter que sair do conforto do lar e ter que trabalhar para sustentar um pouco o custo de vida.

Custo de Vida Sustentável: Muitos personagens no filme vivem um estilo de vida extravagante que corresponde ao alto salário que ganham. No entanto, quando perdem seus empregos, lutam para manter esse padrão. O filme nos lembra da importância de viver abaixo daquilo que ganhamos e não sustentar um estilo de vida apenas para parecer bem sucedido para os outros. Por exemplo, o protagonista queria esconder que foi demitido dos vizinhos e queria continuar ostentando seu estilo de vida, indo ao clube de golf etc., para parecer bem sucedido para os outros.

Flexibilidade na Carreira: Os personagens que perderam seus empregos enfrentam dificuldades para se ajustarem a novas oportunidades. O protagonista, acostumado a um emprego em escritório, acaba tendo que trabalhar na pequena empresa de construção do cunhado. Isso realça a necessidade de ser flexível e adaptável em relação à carreira, considerando opções que podem ser diferentes da trajetória tradicional.

Explorar Novas Oportunidades: Muitos personagens não conseguem visualizar alternativas de emprego além do que estão acostumados. Isso ressalta a importância de explorar novas oportunidades e considerar setores diferentes ou até mesmo empreendimentos independentes. Acho interessante, que os personagens não conseguem nem imaginar que poderiam, por exemplo, trabalhar pela internet (isso nem é citado no filme) e só buscam por empregos tradicionais.

Impacto das Decisões Corporativas: O filme aborda a ganância das grandes empresas que priorizam os interesses dos acionistas em detrimento dos funcionários. Um funcionário demitido chega a se matar por não se adaptar à nova realidade. Isso serve como um lembrete de que as decisões corporativas podem ter consequências nas vidas das pessoas e não se tratam apenas de números no papel.

Valor das Relações Pessoais: À medida que os personagens enfrentam desafios em suas carreiras, suas relações pessoais e familiares ganham destaque. Isso nos lembra que, em meio às turbulências profissionais, é importante valorizar e investir em relacionamentos significativos. O protagonista reencontra bastante significado em sua relação amorosa com a esposa e no relacionamento com seu filho, que era antes da demissão bastante distante.

Propósito de vida: A perda de emprego pode abalar a autoestima e a identidade pessoal dos indivíduos. O filme nos encoraja a buscar um senso de propósito mais profundo e não definir nossa identidade apenas pelo trabalho que fazemos.

Preparação para Mudanças Econômicas: O filme se passa durante a crise financeira de 2008 e seus efeitos nos mercados de trabalho. Isso destaca a importância de estarmos preparados para mudanças econômicas e de nos educarmos sobre finanças pessoais.

Equilíbrio entre Trabalho e Vida: Alguns personagens estão tão imersos em suas carreiras que negligenciam outros aspectos importantes da vida. O filme nos lembra da necessidade de encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Em resumo, "The Company Men" serve como uma narrativa poderosa que nos lembra da volatilidade do mundo do trabalho e da importância de sermos financeiramente preparados, adaptáveis e conscientes das nossas escolhas profissionais.


Abraços!

4 comentários:

  1. Boa! O filme tem bons atores, deve ser muito bom.
    Por isso que eu sempre digo, sempre tenha o dinheiro do f***-se!! Caso contrário pode passar por uns mal bocados!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme legal sim, gostoso de assistir, com ótimos atores.

      Sim, temos que ter essa reserva obrigatoriamente. Não sei se isso é da cultura americana ou se é da cultura de quem tem alto salário, mas o filme retrata que eles guardavam bem pouco. Em pouco tempo tiveram que sair vendendo tudo e cancelando as assinaturas, clubes etc. O protagonista acaba por ter que morar na casa dos pais com a esposa e filhos, algo que foi humilhante pra ele.

      Excluir
  2. Valiosas lições! Principalmente a questão da valorização da família e da busca por um senso de propósito. E é bem real isso que foi dito: demissões não são só números, há seres humanos ali sofrendo baques em suas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Mago. Família e propósito são pilares importantíssimos, a ponto de que mesmo tendo dinheiro infinito, não parece valer a pena viver sem essas duas bases. Abraços!

      Excluir