terça-feira, 12 de março de 2024

Voltei mas não sei por quanto tempo

 Fique com vontade de postar novamente. Desde agosto que não posto. Ainda continuo chateado que o google não quis rentabilizar meus posts, mas enfim...

Tenho trabalhado bastante e gastado bastante também. É impressionante como TUDO está subindo de preço. De alimentos até faxineira. Você já viu o preço de um mero corte de cabelo? Chega a 50 reais em alguns pontos da minha cidade.

Minha meta de economia sobre o salário sempre foi 50%, mas esse ano já enfiei o pé na jaca e esse percentual está por volta de 35%. Aí você pensa.. disney? Viagem à Europa? Ao nordeste? Restaurante todo fim de semana? IFodd? Nada.

É condomínio, é IPVA, é IPTU, é carro que estraga, é um problema de saúde que existe gastos em farmácia, é um problema de infiltração em parede que precisa de ação urgente, são gastos comuns com supermercado (com produtos cada vez piores e menores)... Enfim, sempre surge algum gasto não esperado para me f*der. E claro vc quer viver, não apenas sobreviver, então tem a academia, tem alguma plataforma que vc quer assinar, tem um lanche aqui e ali...

Sei lá... fico pensando se algum dia vou atingir o objetivo, que é trabalhar menos no lugar que estou. A jornada é desanimante. Me sinto juntando grãozinho por grãozinho para chegar lá.

Será que FIRE é só para quem tem renda alta? Quem tem aqueles salários absurdos de 30 a 80 mil reais, que só altos cargos públicos, empresários e donos de empresas têm?

Em alguns anos devo ter composto 1 milhão em patrimônio (fora imóvel e carro etc). Mas um 1 milhão dá para parar e viver disso? Se você for solteiro e morar na casa dos pais, e ainda no interior, dá sim. Com família, filhos, condomínio, escola, água, luz, mercado, farmácia e tudo mais, fica difícil.

Esse é algum caso de blogeiros que vejo. Ou a pessoa já ganha um absurdo, ou a pessoa ganha mais ou menos, mas não tem gasto nenhum, pois vive na casa dos pais sem conjuge e sem filhos.

Sinceramente, se eu não tivesse mulher e filhos, e ainda morasse no interior, já estaria às portas de aposentar, eu gastaria fácil só uns 3 mil mil por mês.

Será que eu deveria desistir do FIRE e pensar apenas ficar mais tranquilo? Sem a neura de economizar 50%? Vou morrer trabalhando mesmo? Essas são as questões que rondam minha cabeça nestes últimos meses.

É isso. Desabafei um pouco.

2 comentários:

  1. Ihh amigo!!! Passei pelo mesmo perrengue! Já desisti de aposentar mais cedo, até porque quero viver minha vida enquanto ainda não sou idoso. Não sei se viajar por aí será tão divertido quanto agora.
    Sigo juntando dinheiro e investindo, porém sem nenhum tipo de neura.
    O dinheiro que eu juntei serviu para eu não me sentir um escravo do meu antigo emprego (horas extras sem receber?! nem pensar) e ficar mais tranquilo e me dar a paz de espírito necessária para estudar.
    Fique tranquilo, não há mal nenhum em trabalhar até se aposentar. Pelo contrário, o trabalho engrandece o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não é fácil não. Acho que muito tem desistido do sonho FIRE mas não postam em blog sobre isso, apenas deixam de postar. Acho que é isso mesmo: não vou deixar de trabalhar nunca. A questão então passa a ser ter uma relação boa com tudo. Guardando mas tbm aproveitando.

      Excluir