quinta-feira, 11 de abril de 2024

Você já se perguntou isso?

 Hoje me veio uma pergunta que nunca havia feito: quando meus aportes vão parar de ser importantes frente ao retorno da renda passiva?

Pense bem: um aporte de 2000 reais é muito para a maioria dos brasileiros. Quem consegue aportar isso todo mês já se sente um grande investidor. E no começo da vida financeira aportes vigorosos e constantes é que são importantes. De nada adianta conseguir uma rentabilidade de fabulosos 5% ao mês se o aporte é apenas 500 reais. Isso dá 25 reais por mês e não vai mudar sua vida. Mas aportar mais e mais é que vai crescer seu patrimônio no inicio, ou seja, na fase de acumulação.

Mas quando o patrimônio já está mais alto, digamos que 700 mil, o aporte começa a ter cada vez menos importância. Se você consegue uma rentabilidade de 0,8% ao mês isso dá 5.600 ao mês, que é mais relevante que o aporte citado no exemplo inicial. 

Finalmente, quando o patrimônio já está no nível da aposentadoria ou independência financeira, digamos que 3 milhões ou mais, os antigos 2 mil reais de aporte ao mês (vindos talvez de uma renda ativa) se tornam completamente desnecessários. Os rendimentos passivos do patrimônio, reinvestidos em parte, já poderiam suprir esse valor até com folga.

No caso, como aporto de 5 a 8 mil reais por mês, ainda vou demorar um pouco para que o patrimônio consiga se "auto-alimentar" gerando este valor. Quando eu estiver na casa dos 800 ou 900 mil ou mais, conseguirei atingir o meu aporte mensal com segurança, mas agora com renda passiva. E daí? Isso permite, se a pessoa, quiser um relaxamento maior, aportando menos e gastando mais, já que o próximo patrimônio já está trabalhando bastante e gerando renda passiva que pode ser reinvestida.

E você? Seu aporte já é irrelevante frente a sua renda passiva ou ainda falta um pouco para isso? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário