segunda-feira, 1 de maio de 2023

Fechamento de Patrimônio - Abril/2023

Então estamos em Maio e está na hora de ver qual foi o estrago de Abril.

Proventos

Proventos: R$ 1.741,32
Proventos em 2023: R$ 8.136,45 

Patrimônio

Patrimômio total: R$ 450.602,45 (não considero imóveis e veículos)
Crescimento patrimonial em relação ao mês anterior: 2,9%

O crescimento melhor que o mês passado devido às subidas em FII.

Como eu adoraria ver meu patrimônio crescendo a 10% ao mês, ai ai ai!

Alocação de ativos:



Aos poucos vou realocando os ativos para equilibrar a carteira, de acordo com os objetos. Comprei ETF (IVVB11) e o resto do meu suado salário ficou em conta corrente esperando alocação, que deve ir para renda fixa (CDBs).

Se você viu o último fechamento, deve ter percebido que mudei a alocação, colocando mais em renda fixa. Não vejo porque correr tantos riscos num país que foi feito para o rentista. Talvez eu aumente a alocação em renda fixa ainda mais, colocando 65% ou mesmo 70%, quem sabe?

Em ações tenho: ITUB3, PSSA3, ODPV3, BBDC4 e B3SA3
Em FII tenho muita coisa então não vou detalhar agora.
Renda fixa tenho: CDB 100% CDI para reserva de emergência; Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic.

Financeiro

Taxa de economia: 49%
Média em 2023 - Economia em relação ao salário: 53%
Maiores gastos: 1 - Supermercado/padaria.   2 - Diarista.   3 - Coisas pra casa (decoração, reparos e eletrodomésticos).

Minha meta de economizar 50% do salário, infelizmente, não foi batida esse mês, principalmente porque resolvemos investir em algumas coisas pra facilitar a rotina do dia a dia na cozinha e na limpeza da casa. 

De toda forma, mantive a média do ano acima de 50%, isso é o que importa.

Mês passado disse que precisava gastar menos no supermercado. Ainda não consegui uma forma, a gente não come muitas besteiras dispensáveis por aqui, o maior gasto é carne mesmo. O jeito é diminuir o consumo de carne vermelha e comprar mais frango. Estou gastando uma média de R$ 1.700 só em supermercado e padaria.

O que acharam?

Abraços


2 comentários:

  1. Acho que esse tipo de economia não faz sentido, na verdade o nome para isso é privação.
    Você está se privando de algo que você gosta para tentar usufruir depois de velho.
    Acho interessante fazer outros tipos de economia, em comida não faço nenhum tipo de economia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc tem razão. Eu vivo bastante esse conflito para tentar encontrar esse equilibrio entre gastar agora e gastar depois, sabe? Não é fácil não!

      Excluir