domingo, 2 de abril de 2023

Fechamento de Patrimônio - Março/2023

Amigos, segue minha primeira atualização de patrimônio.

Proventos

Proventos em Março: R$ 1.877,21
Proventos em 2023: R$ 6.494,11
Média em 2023: 6.494,11/3 = R$ 2.164,70

Patrimônio

Patrimômio total: R$ 414.910,87 (não considero imóveis e veículos)
Crescimento patrimonial em relação ao mês anterior: 0,2%

O crescimento foi pífio devido às quedas em FII e Ações.

Alocação de ativos:


Aos poucos vou realocando os ativos para equilibrar a carteira, de acordo com os objetos. Vou começar a comprar ETF's em breve visando isso. Devo comprar IVVB11, mas talvez coloque um pouco em Tesouro IPCA.

Em ações tenho: ITUB3, PSSA3, ODPV3, BBDC4 e B3SA3
Em FII tenho muita coisa então não vou detalhar agora.
Renda fixa tenho: CDB 100% CDI para reserva de emergência; Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic.

Financeiro

Taxa de economia: 51%
Média em 2023 - Economia em relação ao salário: 55%
Maiores gastos de Março: 1 - Supermercado/padaria.   2 - IPVA.   3 - Gasolina

Minha meta de economizar 50% do salário está sendo batida com sucesso. Não aguento guardar muito mais do que 50%, pois isso significa fazer muitas restrições. 

Preciso dar um jeito de gastar menos no supermercado, pois está um valor muito excessivo.


O que acharam?

Abraços



2 comentários:

  1. 50% é uma meta ousada de economia do salário. Quem dera... Se eu pudesse, economizaria uns 90%!
    Uma estratégia para economizar no mercado é comprar produtos de marcas mais baratas quando a diferença entre as marcas for inexistente ou irrelevante. Por exemplo, tem água sanitária de R$ 1,50 (da marca do mercado) e até de R$ 6,00 e pouco (de alguma marca famosinha). Eu sempre compro as de R$ 1,50, porque para mim água sanitária é água sanitária.

    https://magoeconomista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Mago.

      Se você for ver, 50% é uma meta até baixa para o pessoal do mundo FIRE. Já que falam de economias de até 70% ou mais do salário!

      Eu tento comprar marcas do próprio supermercado sim. Uma coisa que vou tentar fazer é tentar comprar online, não sei se isso vai fazer ficar mais caro ou mais barato, mas é uma economia de tempo pelo menos. Depois relato a experiência!

      Abraços

      Excluir