terça-feira, 1 de agosto de 2023

Afinal, de quanto dinheiro preciso?

De quanto dinheiro preciso?

Acessando o fórum do Bastter cheguei neste tópico: Para você, quanto que é tranquilidade financeira?

Para quem não tem acesso o rapaz diz: 

"Hoje tenho um patrimonio, investido majoritariamente em Renda Fixa, equivalente a 20 anos do meu custo de vida. Não tenho dividas.

Racionalmente, sei que é um valor significativo capaz de me proporcionar #pas e liberdade financeira.

No entanto, ainda me sinto escravo e parte da corrida dos ratos. Ainda tenho medo de perder emprego, de perder capacidade de gerar renda, etc..."

Vou falar pra vocês que estão longe do patrimônio desta pessoa. Meu custo de vida neste ano está perto de R$ 8.700 por mês, sendo que ano passado foi por volta de R$ 8.400 por mês. E meu patrimônio está por volta de R$ 540 mil. Ou seja, não daria pra viver 20 anos deste patrimõnio.

Também me sinto como este cara em muitas vezes: um escravo, parte da corrido dos ratos. No entanto, o que a maioria das pessoas comentam e respondem a ele é que não existe um número mágico, em outras palavras, se você não parar de se sentir assim agora, nunca vai parar de se sentir assim, pois não há um valor exato para te tirar esse sentimento.

Outras pessoas até afirmaram que há sim um número mágico e que o rapaz já atingiu tal número e deveria ficar tranquilo. Que tal número é 240x o custo de vida mensal (que daria 2.160.000 no meu caso, se eu considerar o custo de 9.000), outro disse que é 30x o custo anual (que daria 3.240.000 no meu caso).

A verdade é que talvez eu não vou atingir esses números, ou talvez daqui longos anos eu consigo algo próximo, mas valerá a pena tanto sacrifício? Talvez preterindo momentos e experiências com a família para isso? Não sei.

Enfim, recomendo muito a leitura dos comentários, pois há muita coisa boa, muitas visões diferentes e frases ótimas, destaco estas em especial:

Tranquilidade financeira é aprender a viver bem com o dinheiro que tem. (...)

As vezes a gente foca muito em acumular, e esquece que acumula para também desfrutar.

Quem venerar o dinheiro e extrair dos bens materiais o sentido de sua vida nunca achará que tem o suficiente.

1- Ter um bom trabalho, que te possibilite uma boa remuneração e que você goste de fazer sempre - de tal forma que você nunca pense em se aposentar.
2- Não ter dívidas
3- Ter uma boa reserva de emergência
4- Pagar todas as suas contas e sobrar alguma coisinha pra estar poupando todo mês
5- Amar sua família e ter um esporte que você é viciado

Se algum dia você conseguir ter isso na sua vida, amigo, pode se considerar Bilionário.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário